segunda-feira, 13 de julho de 2015

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

O Auditório da Associação Catarinense de Integração do Cego (ACIC) foi palco para a cerimônia de encerramento do Projeto de Desenvolvimento Institucional (DI) realizado desde maio de 2014 pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) em parceria com o Programa ESAG Comunidade, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O projeto envolveu mais de 100 horas de formação para 30 gestores de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam junto à política de proteção integral de crianças e adolescentes no município de Florianópolis.
A abertura da comemoração contou com a apresentação do dançarino cego Ítalo Ril Vijal.
Logo após, Julia Midori Shimonaga Kodaira Presidente do ICom, que também estava representando a Santinvest, umas das empresas investidoras do Projeto DI, falou sobre o porquê fazer investimento social e quais os critérios que influenciaram a empresa nessa escolha:
“Quando o ICom trouxe a possibilidade da investir no Projeto DI, nós sabíamos que não conseguiríamos apoiar tantas OSCs se o fizéssemos isoladamente. Num programa como esse, dentro de um instituto, o nosso recurso poderia impactar muitas organizações e indiretamente todo o seu público atendido. Em nome da Santivest, queria dizer que estamos orgulhosos pela formatura e dizer que para nós é muito importante investir em organizações que têm a preocupação em se capacitar. O DI é só o começo. Agora, toda vez que quisermos investir, nós buscaremos as organizações capacitadas e que estejam com seus dados atualizados no Portal Transparência”.
Em seguida, as OSCs puderam relembrar os encontros que tiveram durante o ano. Também foi um momento de falar sobre os aprendizados tanto da equipe do ICom e da Esag, quanto das organizações:
“O ICom pode aprender muito com todo o processo. Foi uma edição que nos levou a questionar a importância do DI numa conjuntura de organizações com dificuldades financeiras, do novo Marco Regulatório, entre outros. E chegamos a um consenso, de que uma organização refletida e fortalecida pode se posicionar diante de uma sociedade, pode querer dizer não para alguns investidores e sim para outros. São mudanças de paradigmas, e foi isso que a gente vivenciou com vocês. Agradecemos pela confiança. Esse é um novo passo, um novo continuar do processo, afirmou Renata Machado Pereira, coordenadora de projetos no ICom e do Projeto DI.
Para Regina May, uma das facilitadoras do projeto, o DI mostrou a importância de capacitar os profissionais das organizações:
“Quando a gente fala em Desenvolvimento Institucional, não pensamos somente na organização, e sim nas pessoas, porque são elas que se desenvolvem nesse processo e isso é refletido na organização. E percebemos algo muito importante: não somos concorrentes; atuamos pela mesma causa e aprendemos que trabalhar em rede é muito melhor”.
“O que a gente espera é que essa rede esteja cada vez mais fortalecida. Nutrir as relações é o que fortalece a sociedade civil. Esse é o nosso grande capital social: a confiança de saber que podemos contar uns com os outros. Hoje eu sinto que posso contar com vocês e espero que vocês sintam o mesmo pela ESAG/Udesc. A portas da universidade estão abertas”, afirmou a professora Carolina Andion.
As Organizações também puderam contar um pouco das suas experiências ao participar do Projeto DI:
“Para mim foi uma oportunidade imensa, tanto como pessoa quanto profissional. Espero que ainda tenham muitas outras versões porque realmente vale a pena a gente sair das nossas organizações, poder parar, olhar para o lado e refletir, pensar e agir de forma inovadora. Eu vejo que estamos apenas começando uma rede e precisamos continuar com mais ações”, contou Cíntia Moura Mendonça, coordenadora da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (AEBAS).
Depois dessa troca de aprendizados, as OSCs receberam seus diplomas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário